domingo, 26 de outubro de 2008

II Cross trhiathlon reúne atletas em Guapimirim


Por Karlany Soares


Dia chuvoso, paisagem bucólica e atletas com vontade de vencer o II Cross Triathlon de Guapimirim. Foi assim o domingo, dia 19, na cidade que é palco das poucas competições da modalidade no Estado. A prova foi organizada pela FTERJ – Federação de Triathlon do Estado do Rio de Janeiro, e contou com participação de crianças que estão iniciando e triatletas que já colecionam algumas conquistas no esporte.
Júlio Alfaya, presidente da FTERJ, ficou admirado com as condições geográficas do condomínio Aquarius, onde foi realizada a prova. “Locais como este são ideais para a prática do Triatlhon, ambiente reservado e próximo à cidade. Queremos buscar outras trilhas nessa região,” declarou Alfaya, agradecendo o apoio da Prefeitura e do organizador da prova, Francisco Cardoso Souza Netto, que é coordenador de projetos sociais da Federação. O percurso de 600 metros de natação, 16 km de ciclismo e 2 km de corrida, associado à chuva proporcionou aos atletas um desafio que exigiu resistência física e muita adrenalina. Na categoria adulto masculino, o vencedor foi Marcos Vinícios Teixeira, da Marinha, que completou o percurso em 01h09min13seg. “Foi tranqüilo, apenas o trecho da natação que foi mais puxado porque a água doce é mais densa e bastante escura,” afirmou Teixeira, todo contente que já se prepara para o cross de Teresópolis, que está marcado paa o início de 2009. Na segunda colocação ficou Alexandre Verget e em terceiro lugar Fabio de Oliveira.
Na categoria adulto feminino, a prova foi vencida pela triatleta Karen Krichanã em 01h10min17seg, seguida por Kierma Machado e Catharina Epprecht. A triatleta Monike Azevedo, seis vezes campeã brasileira de triathlon, levou para a competição crianças do Projeto que tem o seu nome e ensina gratuitamente cerca 300 pessoas, em Iguaba Grande, na região dos lagos. Em um percurso menor, mas não menos cansativo os pequenos enfrentaram 300 m de natação, 8 km de ciclismo e 2 km de corrida. Na categoria masculino 12-13 anos, Lucas Machado venceu a prova aos 30h23min, em segundo lugar Pricillis Ribeiro, seguido por Jony Costa, todos de Iguaba.
O evento teve um visitante ilustre, ídolo de quem está a começando ou já tem vários títulos, o triatleta Sérgio Cordeiro, de 54 anos, campeão 2007 da mais longa prova de triathlon do mundo, Deca Ironman World Challenge, como o nome sugere equivale a dez vezes o ironman. Ano passado, no México, ele superou em 10 dias de competição 38 km de natação, 1800 km de ciclismo e 420 km de corrida. Cordeiro falou para as crianças sobre a importância do esporte aliado à educação. “Temos que ter vontade, responsabilidade e muita determinação, sem jamais esquecer o estudo, que é fundamental para o bom desempenho no esporte, inclusive quando o desejo é despontar para o âmbito mundial”, reforçou Cordeiro, que está se preparando para conquistar o bicampeonato.

Um comentário:

CINEFECTS@hotmail.com disse...

muito bom. gostei muito, sinto falta de mateias deste tipo.
parabens.